XXVI Jornadas Clínicas da Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio e do Instituto de Clínica Psicanalítica - RJ

Prodigy Hotel Santos Dumont Airport - Rio de Janeiro
29 e 30 de novembro de 2019

EBPRio-logo.png
icp_logo.png
EBP-Rio.png
Instagram-01.png
Facebook-01.png
  • annaluizaas

Convite: Conversação do ICP – manhã do dia 29 de novembro de 2019

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Caros colegas,


Convidamos vocês para a Conversação dos Núcleos do ICP, evento no qual desembocam produtos das discussões clínicas dos Núcleos do Instituto.


Segundo Miller, a conversação é:


“[...] uma situação de associação livre, se ela é exitosa. A associação livre pode ser coletivizada na medida em que não somos donos dos significantes. [...] Se confiamos na cadeia de significantes, vários participam do mesmo. Pelo menos é a ficção da conversação: produzir — não uma enunciação coletiva — senão uma associação livre coletiva, da qual esperamos um certo efeito de saber.” (2005, p. 15-16)*


Contamos com vocês e com as leituras prévias de ambos os casos, o da Unidade de pesquisa Clínica e política do ato, e do Núcleo Psicanálise e Medicina, disponíveis na biblioteca da EBP-Rio para os inscritos nas XXVI Jornadas da EBP-Rio e do ICP-RJ. Os casos não serão lidos na ocasião. Todos os Núcleos estão envolvidos na preparação de comentários e questões sobre os textos dos casos.


Esperamos que cada um possa ser tocado pelos efeitos dessa associação livre coletiva, pelos significantes trazidos pelos outros e por si próprio, nos ajudando a extrair, junto com os nossos convidados Mauricio Tarrab (EOL/AMP) e Alejandro Reinoso (NEL/AMP), um saber novo que possa surgir no dispositivo da conversação. É a nossa aposta.


Cabe lembrar que a Conversação é restrita aos inscritos nas Jornadas Clínicas. E ainda que os textos dos casos são material sigiloso, cujo uso é restrito a essa atividade.


Tatiane Grova

Coordenação de Núcleos e Unidade de Pesquisa do ICP-RJ


*Jacques-Alain Miller e outros. La pareja e el amor: conversaciones clinicas con Jacques Alain-Miller em Barcelona. Buenos Aires: Paidós, 2005. p. 15-20.


112 visualizações